Equipe:
Bruna Paul
Gabriela Peres
Lucas Pilatti
Rodrigo Nogueira
Criadores e criatura
A história da televisão
começa com Vladimir Zworykin, um russo que vivia nos Estados Unidos que, em 1923, criou o tubo iconoscópico – aparelho que converte imagem óptica numa sequência de impulsos elétricos –, a base da televisão.
Este meio de
comunicação fora desenvolvida por várias pessoas, em diferentes
lugares do mundo, portanto não há um consenso acerca da primeira transmissão
oficial.
O que se sabe é que a empresa AT&T foi uma das pioneiras ao
realizar uma transmissão na cidade de New York, em 1927, onde somente algumas
pessoas tiveram acesso à transmissão.
Historicamente, o boom
da televisão foi nos anos de 1950. Antes disso, em 1940, fora realizada a
primeira transmissão em cores que se tem notícia e as transmissões esportivas e
os primeiros telejornais começaram a ganhar destaque.
Colorindo a telinha
Mesmo com rumores de
que já havia transmissões coloridas desde os anos 40, somente em 50 e 60 é que
a TV a cores se popularizou nos EUA e Europa.
No Brasil, em 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores, mas somente nos anos 70
elas chegaram oficialmente à casa de alguns brasileiros.
Quer saber mais sobre a história da Televisão no Brasil? Assista ao vídeo, um breve histórico das telinhas brazucas.
"Pavê na tevê"
Confira abaixo a seleção de algumas peças veiculadas na TV, onde algumas foram premiadas com o Grand Prix.
Matthew’s Day Off - 2012
Anunciante: SCOPE
Produto:
DISABILITY AWARENESS
Agência: LEO
BURNETT, Melbourne
País:
AUSTRALIA
Ano: 2011
Prêmio: Grand Prix
The Ant Rally - campanha contra o desmatamento
CASE The Ant Rally
Anunciante: WORLDWIDE FUND FOR NATURE (WWF)
Produto: WWF
Agência: BBDO GERMANY Düsseldorf, GERMANY
País: GERMANY
Ano: 2013
Prêmio: Grand Prix
Execução - Formigas
são altamente ameaçadas pelo desmatamento e, portanto, o órgão perfeito para
levantar a atenção para este tópico. Ao colocar o animal no centro das
atenções, o Rally Ant é uma ação mais apropriada para a marca WWF.
Objetivo - The Rally
Ant é a primeira ação contra o desmatamento florestal que dá voz às criaturas
que experimentam a destruição em primeira mão. Seu protesto direto é o que faz
The Rally Ant invisível e único. E o que aumenta a resposta para o projeto.
Resultados - Dentro
de 5 dias, o projeto tinha um monte de cobertura de notícias em jornais locais,
plataformas on-line, programas de TV e rádio e gerou mais de um milhão de
contatos.
CASE Back to the Start
Anunciante: Chipotle
Produto: Fast Food
Agência: Creative Artists Agency Los Angeles, USA
País: USA
Ano: 2012
Prêmio: Grand Prix
Execução – “Acreditamos
que as pessoas não saibam mais Chipotle é um negócio do bem, o mais provável é
que eles vão se tornar apaixonados e clientes fiéis. Por isso, criamos a
plataforma ' Cultivar ' para celebrar as pessoas mudando a cultura alimentar e
convidar os clientes a aderir a essa jornada.”
Objetivo - Mostra de forma poética e
sensível a opção de produtos locais e orgânicos, ao invés da cadeia de produção
cruel e devastadora em que os animais e a natureza são submetidos diariamente.
Resultado - O filme
lançado no YouTube, sem o apoio da mídia paga logo teve uma enorme audiência, o
que chamou atenção e acabou parando na televisão. Além disso, houve parceria
com a banda Coldplay que pedia ao
público para que baixassem a música “The Scientist” no iTunes - para arrecadar
fundos para a Fundação Cultive e FarmAid e mostrar para as pessoas a grande
importância da música e do cinema.
FONTES:
Back to the Start
The Ant Rally
Scope, See the Person
Confira aqui um vídeo retratando a evolução da TV, de 1920 a 2008.
0 comentários:
Postar um comentário