EQUIPE: Lissa Wan, Matheus Rodriguez, Matheus Felipe, Dennis Heyn, Raphael Moraes e Amauri Salvador.
Pesquisas mostram que enquanto os homens estão normalmente envolvidos na compra de materiais de pintura, eles não se entusiasmam pelo processo de planejamento/escolha. Para ajudar a remediar isso, a CIL (companhia canadense de tintas) criou um app de Facebook e convidou as pessoas a criar nomes de tintas mais “masculinos”. Exemplos notáveis incluem: “espuma de cerveja”, “gilete” e “disco de hockey”.
Após 45 dias e um investimento
pequeno, a campanha gerou mais de US$1.000.000 em mídia espontânea, 100 milhões
de impressões online e, mais importante, um aumento em 10% nas vendas.
Mais de 15 mil nomes de tinta
foram criados e mais de 20 mil usuários acessaram o aplicativo por uma média de
10 minutos cada.
Case 2: Dollar Shave Club
DollarShaveClub.com é um site pelo qual se pode
comprar aparelhos de barbear. O cliente deve selecionar um dos aparelhos da
marca, pagar uma taxa mensal (que é muito baixa) e a companhia envia o produto
selecionado até a casa do cliente mensalmente (após a primeira entrega, o
cliente recebe apenas a lâmina). Dessa forma, o cliente não gasta muito
dinheiro com “fancy brand name shave tech” e não precisa se preocupar em
comprar seus aparelhos de barbear.
Por apenas US$4.500, o vídeo
conseguiu aproximadamente 8 milhões de visualizações no YouTube, a maioria
através de compartilhamentos em redes sociais, e imediatamente atingiu 12 mil
pessoas – que contrataram o serviço.
Michael Dublin, fundador do site,
diz: “as pessoas tendem a lembrar de coisas que são musicalmente apresentadas,
e a comédia é uma forma de música. Quando você está lançando um novo negócio e
compartilhando uma nova ideia, se você consegue fazer com que as pessoas se
lembrem disso, há, obviamente, uma chance melhor de obter sucesso”.
Spor Clube - Doador do Sport
O clube pernambucano Sport lançou
a campanha 'Pelo Sport tudo, até depois de morrer', para incentivar o aumento
no número de doadores de órgãos no Estado.
A campanha é pioneira no Brasil e
foi colocada nas redes sociais e no site oficial do clube pernambucano. Um
vídeo com torcedores que estão na fila de espera pela doação do Instituto de
Órgãos de Pernambuco foi lançado para atrair novos “sócios” doadores.
Foi criado um aplicativo para
Facebook para desenvolver as carteirinhas de doador. Segundo o marketing rubro-negro,
em menos de três dias mais de 900 torcedores já haviam se inscrito. As
carteirinhas levam o emblema “Pelo Sport tudo até depois da morte”. Você pode
se tornar um doador aqui: https://www.facebook.com/sportclubdorecife
Coca-Cola – Open Happiness
The Blair Witch Project
Esta é considerada a melhor
campanha de mídia social de todos os tempos e um dos primeiros esforços de
marketing viral. Os profissionais por trás desse filme de terror foram capazes
de gerar um grande impacto para um filme com um orçamento minúsculo, usando
sites e fóruns para atiçar o interesse súbito do publico nos meses antes de seu
lançamento no verão de 1999.
Os cineastas Daniel Myrick e
Eduardo Sánchez vincularam sua campanha com o site Blairwitch.com, que estava à
frente de sua época e era uma extensão do filme sem vendê-lo. Toda a informação
referente à bruxa de Blair era postada no site para despertar interesse.
Recortes falsos de jornais sobre o desaparecimento dos personagens principais
do filme e fotos policiais de seu carro abandonado foram postados por toda a
internet. Esse procedimento funcionou como uma propaganda para o site, levando
algumas pessoas a crerem que a história era real.
O filme fez mais de US$29 milhões durante sua
primeira semana de lançamento. Até hoje a produção de pequeno orçamento gerou
aproximadamente US$249 milhões.
Starbucks – Tweet a Coffee
“The Dark Knight”: Why So Serious?
A Warner Bros e a 42
Entertainment criaram um jogo de realidade aumentada no qual conseguiram fazer
com que um filme que já era esperado por muitos se tornasse um evento. Os
jogadores saíram às ruas vestidos como o Coringa e fizeram campanha para eleger
o novo prefeito de Gothan City.
Mais de 10 milhões de pessoas em
75 países diferentes participaram, e o filme se tornou a maior bilheteria de
2008.
Mais informações sobre a campanha
que inclui esse jogo podem ser encontradas aqui. http://www.judao.com.br/cinema/resumo-final-dos-virais-why-so-serious-d/
Heineken – Crack The U.S. Open
Em colaboração com a
Wieden+Kennedy, a Heineken promoveu um concurso no Instagram cujos prêmios eram
ingresso para a final do U.S. Open de 2013. O concurso consistia num jogo que
mistura mecânicas de quebra-cabeça, caça ao tesouro e Onde Está o Wally.
Os usuários precisavam em
@Crack_the_US_Open para participar. Com o celular na horizontal, as mais de 200
fotos postadas são visualizadas como um grande mosaico, em uma vista panorâmica
da plateia no estádio. Seguindo as pistas liberadas pela @Heineken_US
diariamente, era preciso encontrar uma pessoa específica no meio da multidão e,
por fim, digitar a palavra-código para ganhar os ingressos.
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