quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Posted by PP UP NOITE |

EQUIPE: Lissa Wan, Matheus Rodriguez, Matheus Felipe, Dennis Heyn, Raphael Moraes e Amauri Salvador.



Case 1: CIL – Paint Chip Colours for Men



Pesquisas mostram que enquanto os homens estão normalmente envolvidos na compra de materiais de pintura, eles não se entusiasmam pelo processo de planejamento/escolha. Para ajudar a remediar isso, a CIL (companhia canadense de tintas) criou um app de Facebook e convidou as pessoas a criar nomes de tintas mais “masculinos”. Exemplos notáveis incluem: “espuma de cerveja”, “gilete” e “disco de hockey”.

Após 45 dias e um investimento pequeno, a campanha gerou mais de US$1.000.000 em mídia espontânea, 100 milhões de impressões online e, mais importante, um aumento em 10% nas vendas.

Mais de 15 mil nomes de tinta foram criados e mais de 20 mil usuários acessaram o aplicativo por uma média de 10 minutos cada.


Case 2: Dollar Shave Club


DollarShaveClub.com é um site pelo qual se pode comprar aparelhos de barbear. O cliente deve selecionar um dos aparelhos da marca, pagar uma taxa mensal (que é muito baixa) e a companhia envia o produto selecionado até a casa do cliente mensalmente (após a primeira entrega, o cliente recebe apenas a lâmina). Dessa forma, o cliente não gasta muito dinheiro com “fancy brand name shave tech” e não precisa se preocupar em comprar seus aparelhos de barbear.




Por apenas US$4.500, o vídeo conseguiu aproximadamente 8 milhões de visualizações no YouTube, a maioria através de compartilhamentos em redes sociais, e imediatamente atingiu 12 mil pessoas – que contrataram o serviço.

Michael Dublin, fundador do site, diz: “as pessoas tendem a lembrar de coisas que são musicalmente apresentadas, e a comédia é uma forma de música. Quando você está lançando um novo negócio e compartilhando uma nova ideia, se você consegue fazer com que as pessoas se lembrem disso, há, obviamente, uma chance melhor de obter sucesso”.



Spor Clube - Doador do Sport



O clube pernambucano Sport lançou a campanha 'Pelo Sport tudo, até depois de morrer', para incentivar o aumento no número de doadores de órgãos no Estado.

A campanha é pioneira no Brasil e foi colocada nas redes sociais e no site oficial do clube pernambucano. Um vídeo com torcedores que estão na fila de espera pela doação do Instituto de Órgãos de Pernambuco foi lançado para atrair novos “sócios” doadores.

Foi criado um aplicativo para Facebook para desenvolver as carteirinhas de doador. Segundo o marketing rubro-negro, em menos de três dias mais de 900 torcedores já haviam se inscrito. As carteirinhas levam o emblema “Pelo Sport tudo até depois da morte”. Você pode se tornar um doador aqui: https://www.facebook.com/sportclubdorecife


Coca-Cola – Open Happiness



Em 2009 a Coca-Cola lançou a campanha mundial Open Happiness, que tem como principal objetivo distribuir alegria pelo mundo, assim promovendo a marca. Mas um vídeo no YouTube é em especial o que chama a atenção. Ele mostra agentes da Coca-Cola que passeavam por algumas cidades do mundo sorrindo para pessoas desconhecidas – quem retribuísse o gesto era presenteado com garrafinhas de Coca, óculos, flores ou até mesmo bikes. A campanha, que teve repercussão global, é assinada pela agência criativa Wieden + Kennedy.




The Blair Witch Project


Esta é considerada a melhor campanha de mídia social de todos os tempos e um dos primeiros esforços de marketing viral. Os profissionais por trás desse filme de terror foram capazes de gerar um grande impacto para um filme com um orçamento minúsculo, usando sites e fóruns para atiçar o interesse súbito do publico nos meses antes de seu lançamento no verão de 1999.
Os cineastas Daniel Myrick e Eduardo Sánchez vincularam sua campanha com o site Blairwitch.com, que estava à frente de sua época e era uma extensão do filme sem vendê-lo. Toda a informação referente à bruxa de Blair era postada no site para despertar interesse. Recortes falsos de jornais sobre o desaparecimento dos personagens principais do filme e fotos policiais de seu carro abandonado foram postados por toda a internet. Esse procedimento funcionou como uma propaganda para o site, levando algumas pessoas a crerem que a história era real.
O filme fez mais de US$29 milhões durante sua primeira semana de lançamento. Até hoje a produção de pequeno orçamento gerou aproximadamente US$249 milhões.



Starbucks – Tweet a Coffee


A Starbucks criou, nos Estados Unidos, o programa “Tweet a Coffee”, através do qual você pode dar um café para alguém através de uma menção no Twitter. Basta enviar um tweet para o perfil @tweetacoffee citando o @ que será presenteado. A pessoa recebe um cupom digital no valor de 5 dólares, que pode ser utilizado em qualquer loja da Starbucks nos Estados Unidos.


“The Dark Knight”: Why So Serious?


A Warner Bros e a 42 Entertainment criaram um jogo de realidade aumentada no qual conseguiram fazer com que um filme que já era esperado por muitos se tornasse um evento. Os jogadores saíram às ruas vestidos como o Coringa e fizeram campanha para eleger o novo prefeito de Gothan City.

Mais de 10 milhões de pessoas em 75 países diferentes participaram, e o filme se tornou a maior bilheteria de 2008.

Mais informações sobre a campanha que inclui esse jogo podem ser encontradas aqui. http://www.judao.com.br/cinema/resumo-final-dos-virais-why-so-serious-d/


Heineken – Crack The U.S. Open

Em colaboração com a Wieden+Kennedy, a Heineken promoveu um concurso no Instagram cujos prêmios eram ingresso para a final do U.S. Open de 2013. O concurso consistia num jogo que mistura mecânicas de quebra-cabeça, caça ao tesouro e Onde Está o Wally.

Os usuários precisavam em @Crack_the_US_Open para participar. Com o celular na horizontal, as mais de 200 fotos postadas são visualizadas como um grande mosaico, em uma vista panorâmica da plateia no estádio. Seguindo as pistas liberadas pela @Heineken_US diariamente, era preciso encontrar uma pessoa específica no meio da multidão e, por fim, digitar a palavra-código para ganhar os ingressos.





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