MÍDIA EXTERIOR E OUTDOOR
Pesquisa realizada por:
Guilherme
Melendi
Juciele
Castilho
Marcos
Pereira
Manoel
Tsutomu
Do
objeto:
Ao
que se refere como Outdoor, a palavra tem um significado muito específico. Ela
começou a ser utilizada como uma abreviatura da expressão “outdoor advertising”,
que significa, numa tradução não acadêmica, propaganda ao ar livre. Entretanto,
no Brasil, há uma diferenciação entre Outdoor e propaganda ao ar livre em geral.
O fato é que, por costume ou convenção, atualmente, no Brasil, denomina-se o
outdoor a tabuleta de 9 metros de comprimento por 3 de altura. Em uma definição
mais simplificada “todo outdoor é uma propaganda ao ar livre, mas nem toda
propaganda ao ar livre é um outdoor”.
Na
mídia exterior, por ser uma atividade extremamente dinâmica que tem por
objetivo atender as mais variadas necessidades de comunicação de anunciantes e
agências de propaganda, é constante o ingresso de novos formatos. Alguns
exemplos: abrigo de ônibus, back-bus, back-light, banca de jornal, banner, bus-door,
cabine telefônica, empena, envelopamento de ônibus, envelopamento de prédio, fachada,
front-light, letreiro , luminoso, lixeiras, outdoor, painel, painel digital, painel
rodoviário, placa de rua (esquina), protetor de árvore, relógio/termômetro, táxi-door,
topo de prédio, totem, triedro, entre outros.
Campanhas
premiadas
Campanha da IBM
São poucas as
campanhas que vemos que traz algum tipo de benefícios a s pessoas, e muito
menos esses se encontram em grandes cidades E foi exatamente o contrário com a
campanha “Smarter Ideias for Smarter Cities“ da IBM. Desenvolvida pela Ogilvy
& Mather da França, a agência transformou o que seriam outdoors, em
soluções super úteis, ao colocar “apenas” curvas em suas placas. Londres e
Paris ganharam bancos, abrigos para chuva e até uma rampa que economiza
escadas. Na mensagem, as pessoas são convidadas a compartilhar boas ideias no
site People 4 Smarter Cities. A ideia se espalhou por sites, blogs e redes
sociais, simplesmente por ser genial.
Ficha Tecnica
Anunciante: IBM
Produto: Imagem Corporativa
Participante da Empresa: OGILVY FRANCE PARIS,
França
País: EUA
Ano: 2013
Prêmio: Grand Prix
Campanha da Diesel “Be Stupid”
A campanha de primavera/verão 2010 da Diesel. Ela se chama “Be Stupid” e argumenta em frases pequenas que, no mundo de hoje, é melhor ser o que eles chamam de “estúpido”, que é quem tem atitude e é espontâneo.
As frases vem mega coloridas e são legendas de fotos que mostram jovens em situações engraçadas. Ou seja, a ideia é ser, ao mesmo tempo, ousado/simples e polêmico/pertinente.
Ficha Tecnica
Anunciante: Diesel
Produto: Vestuário e Acessórios
Participante da Empresa: Anomaly de Nova York
País: EUA
Ano: 2010
Prêmio: Grand Prix
Créditos:
Diretor Executivo de Criação: Mike Byrne
Diretor de Criação: Kevin Lyons / Richard Mulder
Diretor de Arte: Ian Toombs / Andrea Gustafson / Coral Garvey
Copywriter: Sean McLaughlin
Diretor de Criação: Kevin Lyons / Richard Mulder
Diretor de Arte: Ian Toombs / Andrea Gustafson / Coral Garvey
Copywriter: Sean McLaughlin
Campanha - nova
temporada “Game of Thrones”
A Blnkbox (um site de streaming, assim como o Netflix) para comemorar e promover a chegada da terceira temporada da serie Game of Thrones (Guerra dos Tronos no Brasil) contratou três artistas que tomaram cerca de dois meses para projetar e executar a criação de um crânio de dragão. A “peça” foi deixada numa praia de Dorset (Inglaterra), medindo seus doze metros de comprimento, 2,74m de altura e 2,43m de largura (medidas do site da blinkbox). A cidade é famosa por ter varios sitios arqueologicos, lugar perfeito para se descobrir dragões. a ideia foi baseada em uma cena da serie, onde a personagem Arya Stark encontra uma caveira de dragão na capital dos sete reinos.
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