quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Posted by PP UP NOITE |
Equipe:

Andre Baia
Jair Martins de Souza Júnior
Leonardo Dranka da Cruz
Luana Corrêa
Mayara Assad
Vanessa Becker

Turma: Publicidade e Propaganda - 1NA


Cinema: Da invenção até 2013.  Existe um segredo para o sucesso?


Com a invenção do cinema pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, a arte de filmar passou a ser vista como uma forma de contar estórias, passando, então, a ser prestigiada.

O festival de Cannes, um dos festivais mais importantes que vieram com a valorização do cinema, teve a sua primeira edição em 1946, e, já nos anos 50 ganhou popularidade.


Um dos prêmios mais importantes de Cannes que é entregue, inclusive, para a categoria filmes, é o Gran Prix


A grande questão é: Existe uma fórmula secreta para um filme levar o prêmio?

Essa é uma grande pergunta que muitos tentam desvendar, porém, não é uma tarefa fácil.

A categoria filmes, uma das mais esperadas do prêmio, possui inúmeros gêneros e estilos diferentes que chamam a atenção pela diversidade.

Comparando-se os vencedores dos anos de 2004 e 2013, tentar encontrar semelhanças além da qualidade parece impossível.

Baseado em uma série de mangá, Old Boy, vencedor do Grand Prix de 2004 é um filme sul-coreano dirigido por Park  Chan Wook.

A trama filmada na Coréia do Sul e na Nova Zelândia se desenrola quando o protagonista principal da história Oh Dae-du fica preso em um quarto de hotel por 15 anos sem saber o motivo. 
 



Quando finalmente é liberado Dae-su se vê trancado em uma rede de conspiração e violência e com o desenrolar da história busca por vingança. 

Cenas fortes de violência e crueldade estão muito presentes na trama lançada em 2003 e utiliza-se do recurso de músicas contrastantes para aumentar a tensão.


O roteiro impressionante com muitas reviravoltas, qualidade de produção, filmagem, além de um trabalho de montagem sensacional, fez jus ao orçamento de $ 3 000 000  destinados ao filme.


O drama estadunidense “Inside Llewyn Davis” produzido pelos irmãos Ethan Coen e Joel Coen  não fica para trás em matéria de roteiro.

Também vencedor de Cannes, porém de 2013, o filme tem como protagonista principal Llewyn Davis, um jovem cantor de folk dos anos 60 que se encontra em dificuldades para sobreviver e conseguir valorização através do seu trabalho.

O jovem talento com um violão na mão em Nova York luta para ganhar a vida como músico e enfrenta muitos desafios que ele próprio provocou.
Davis passa a sobreviver graças a ajuda de amigos e até desconhecidos que o oferecem trabalho.

Em meio a tantas dificuldades o músico acaba em uma audição ao acaso para o grande músico  Bud Grossman, representado pelo ator Murray Abraham.

Inside Llewyn Davis traduzido para o português como “Balada de um Homem Comum", mostra a realidade de muitos músicos dos anos 60, e é capaz de mostrar a personalidade complexa de seus personagens através de sua trilha sonora.

O vencedor de 2013 conta com um elenco incrível: Carey Mulligan (Jean Berkey), John Goodman (Roland Turner), Garret Hedlund (Johnny Five) e Justin Timberlake (Jim).

As diferenças contrastantes de filmagem, produção e edição, comprovam que encontrar um padrão é realmente impossível, porém, apesar das propostas serem totalmente diferentes, ambos possuem qualidade inquestionável e merecedora de Cannes.

Old Boy:


Inside Llewys Davis:


ENTREVISTAS

Irmãos Coen:











0 comentários:

Postar um comentário