quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Posted by PP UP NOITE |
Alessandra Zipf, Carolina Bueno, Flávia Baumel, Jeferson Rudnik, Talyta Almeida. 

 
Sobre o rádio:
Por ser de fácil acesso, baixo custo, pequeno porte, confiável e com programações diversificadas, o rádio tornou-se um dos meios de comunicação mais populares atualmente. Se você é daqueles que não possui um aparelho de rádio em casa, você faz parte da minoria da população, pois apenas 20% dos domicílios não possui um aparelho de rádio. Mas, se mesmo assim você o escuta diariamente, seja através do celular, no carro ou on-line, você possui o mesmo hábito que 69% da população.
Ao ouvir rádio, o ouvinte prioriza o lazer, proporcionado pela musica, o entretenimento, a informação, prestações de serviços e educação.

A publicidade no rádio:
O rádio, apesar de muitos pensarem o contrário, é um excelente meio para se fazer propaganda, principalmente se o anunciante busca abranger um número grande de pessoas com menos recursos financeiros. Para obter resultado com esse tipo de publicidade é preciso estar atento á alguns detalhes, pois o rádio utiliza a imaginação do ouvinte e tem uma linguagem íntima baseada no discurso local, portanto existe a necessidade de obter informações a respeito da região habitada pelo seu publico alvo e a linguagem utilizada por ele.
Os formatos mais utilizados para se fazer ua propaganda no rádio são: fonogramas, spots, jingles e textos narrados, todos com 15’, 30’, 45’, ou 60’ segundos.

Grand Prixs em rádio:
Mercedes Benz- [Accident Avoidance Features] :
Grande vencedor do Grand Prix do Radio Lions 2011 foi a agência Net#Work BBDO da África do Sul com o trabalho para a Mercedes Benz ( Accident Avoidance Features).
Os narradores dos três spots são motoristas que estiveram em acidentes de carro, e agora encontram-se sendo perseguido pelas pessoas estranhas, solitárias. A mensagem: Você quer evitar acidentes em parte porque você quer evitar potenciais perseguidores.
Ouça as campanhas:
 
Toby
  
Love

  
Earbuds


Go Outside – [Rádio repelente]:
Com case para a revista Go Outside, a agência Talent conquista o primeiro Grand Prix brasileiro na categoria de rádio no festival de Cannes em 2012. A campanha não é um simples spot, é criativa e inteligente.
Funciona da seguinte maneira: Para espantar os insetos, o anunciante patrocinou a transmissão de um sinal de baixíssima frequência, inaudível ao ouvido humano, mas percebido pelos mosquitos como o som do vôo de um de seus predadores naturais. Ou seja, ao ouvir o sinal, o mosquito se afastava da fonte de emissão. Em 15 dias de transmissão, três milhões de aparelhos sintonizaram o sinal, transmitido pela rádio Band FM.

Entenda melhor assistindo ao vídeo:



Metro Trains Melbourne – [Dumb ways to die]:
A campanha “Dumb Ways to Die” é um viral que a McCann Melbourne criou com o objetivo de diminuir os acidentes e mortes envolvendo jovens e trens nas estações da cidade. Mas acontece que os jovens não dão muita atenção para as mensagens públicas, então a McCann criou uma música que rapidamente viralizou mundo afora, com mais de 49 milhões de views no YouTube.
Sendo assim a campanha tornou-se a mais vitoriosa em Cannes este ano levando pra casa nada mais nada menos que 3 grand prixs nas categorias PR, Direct e Radio. Neste caso, o troféu é para a canção composta especificamente para a ação pela banda Tangerine Kitty, que pode ser baixada, inclusive pelo iTunes, e está no SoundCloud.
Abaixo você pode conferir a música, que não vai sair tão cedo da sua cabeça:





Fontes:



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