Alessandra Zipf, Carolina Bueno, Flávia Baumel, Jeferson Rudnik,
Talyta Almeida.
Sobre o rádio:
Por ser de fácil
acesso, baixo custo, pequeno porte, confiável e com programações
diversificadas, o rádio tornou-se um dos meios de comunicação mais
populares atualmente. Se você é daqueles que não possui um
aparelho de rádio em casa, você faz parte da minoria da população,
pois apenas 20% dos domicílios não possui um aparelho de rádio.
Mas, se mesmo assim você o escuta diariamente, seja através do
celular, no carro ou on-line, você possui o mesmo hábito que 69% da
população.
Ao ouvir rádio, o ouvinte prioriza o lazer, proporcionado pela musica, o entretenimento, a informação, prestações de serviços e educação.
Ao ouvir rádio, o ouvinte prioriza o lazer, proporcionado pela musica, o entretenimento, a informação, prestações de serviços e educação.
A publicidade no
rádio:
O rádio, apesar de
muitos pensarem o contrário, é um excelente meio para se fazer
propaganda, principalmente se o anunciante busca abranger um número
grande de pessoas com menos recursos financeiros. Para obter
resultado com esse tipo de publicidade é preciso estar atento á
alguns detalhes, pois o rádio utiliza a imaginação do ouvinte e
tem uma linguagem íntima baseada no discurso local, portanto existe
a necessidade de obter informações a respeito da região habitada
pelo seu publico alvo e a linguagem utilizada por ele.
Os formatos mais utilizados para se fazer ua propaganda no rádio são: fonogramas, spots, jingles e textos narrados, todos com 15’, 30’, 45’, ou 60’ segundos.
Os formatos mais utilizados para se fazer ua propaganda no rádio são: fonogramas, spots, jingles e textos narrados, todos com 15’, 30’, 45’, ou 60’ segundos.
Grand
Prixs em rádio:
Mercedes
Benz- [Accident Avoidance Features] :
Grande vencedor do
Grand Prix do Radio Lions 2011 foi a agência Net#Work BBDO da África
do Sul com o trabalho para a Mercedes Benz ( Accident Avoidance
Features).
Os narradores dos três spots são motoristas que estiveram em acidentes de carro, e agora encontram-se sendo perseguido pelas pessoas estranhas, solitárias. A mensagem: Você quer evitar acidentes em parte porque você quer evitar potenciais perseguidores.
Os narradores dos três spots são motoristas que estiveram em acidentes de carro, e agora encontram-se sendo perseguido pelas pessoas estranhas, solitárias. A mensagem: Você quer evitar acidentes em parte porque você quer evitar potenciais perseguidores.
Ouça as campanhas:
Toby
Love
Earbuds
Go Outside –
[Rádio repelente]:
Com case para a revista Go Outside, a agência
Talent conquista o primeiro Grand Prix brasileiro na categoria de
rádio no festival de Cannes em 2012. A campanha não é um simples
spot, é criativa e inteligente.
Funciona da seguinte maneira: Para
espantar os insetos, o anunciante patrocinou a transmissão de um
sinal de baixíssima frequência, inaudível ao ouvido humano, mas
percebido pelos mosquitos como o som do vôo de um de seus predadores
naturais. Ou seja, ao ouvir o sinal, o mosquito se afastava da fonte
de emissão. Em 15 dias de transmissão, três milhões de aparelhos
sintonizaram o sinal, transmitido pela rádio Band FM.
Entenda melhor assistindo ao vídeo:
Metro
Trains Melbourne – [Dumb ways to die]:
A campanha “Dumb
Ways to Die” é um viral que a McCann Melbourne criou
com o objetivo de diminuir os acidentes e mortes envolvendo jovens e
trens nas estações da cidade. Mas acontece que os jovens não dão
muita atenção para as mensagens públicas, então a McCann criou
uma música que rapidamente viralizou mundo afora, com mais de 49
milhões de views no YouTube.
Sendo assim a campanha tornou-se a mais vitoriosa em Cannes este ano levando pra casa nada mais nada menos que 3 grand prixs nas categorias PR, Direct e Radio. Neste caso, o troféu é para a canção composta especificamente para a ação pela banda Tangerine Kitty, que pode ser baixada, inclusive pelo iTunes, e está no SoundCloud.
Sendo assim a campanha tornou-se a mais vitoriosa em Cannes este ano levando pra casa nada mais nada menos que 3 grand prixs nas categorias PR, Direct e Radio. Neste caso, o troféu é para a canção composta especificamente para a ação pela banda Tangerine Kitty, que pode ser baixada, inclusive pelo iTunes, e está no SoundCloud.
Abaixo você pode
conferir a música, que não vai sair tão cedo da sua cabeça:
Fontes:
0 comentários:
Postar um comentário