Hey, fellas!
Como vão?
Trouxemos principalmente duas campanhas que ganharam o Grand Prix na categoria Press. São elas: “Wolksvagen Beetle Campaign” e “Paint, pants, park, spit”. Mostraremos, também, outros anúncios interessantes!
Primeiramente, um pouco sobre o jornal como meio de comunicação: é um veículo muito utilizado para anunciar promoções, descontos e queimas de estoque, passando a ideia de "corra!", "aproveite!". Sua versão impressa possui folhas soltas, feitas para serem lidas em um período mais curto. É interessante para a publicidade, pois permite formatos bem variados. Considerando que o leitor utilize este veículo diariamente, as campanhas devem investir muito em criatividade e inovação para surpreender e quebrar a sequencia de anúncios repetitivos. Embora o jornal impresso esteja em constante desuso, podemos encontrar nomes bem tradicionais na internet, a exemplo do "Folha de São Paulo", disponível como aplicativo para download e em páginas como o Facebook.
Trouxemos principalmente duas campanhas que ganharam o Grand Prix na categoria Press. São elas: “Wolksvagen Beetle Campaign” e “Paint, pants, park, spit”. Mostraremos, também, outros anúncios interessantes!
Primeiramente, um pouco sobre o jornal como meio de comunicação: é um veículo muito utilizado para anunciar promoções, descontos e queimas de estoque, passando a ideia de "corra!", "aproveite!". Sua versão impressa possui folhas soltas, feitas para serem lidas em um período mais curto. É interessante para a publicidade, pois permite formatos bem variados. Considerando que o leitor utilize este veículo diariamente, as campanhas devem investir muito em criatividade e inovação para surpreender e quebrar a sequencia de anúncios repetitivos. Embora o jornal impresso esteja em constante desuso, podemos encontrar nomes bem tradicionais na internet, a exemplo do "Folha de São Paulo", disponível como aplicativo para download e em páginas como o Facebook.
À título de familiarização com o formato do jornal, deem uma olhada nesta imagem abaixo com as nomenclaturas:
Sobre como os anúncios são inseridos nas folhas, podemos nos valer da versão impressa do Los Angeles Times, pois esses formatos podem ser aplicados em quase todos os jornais:
E a versão online:
Pois bem, chegamos na parte legal. Vamos de Game of Thrones!
Para divulgar a terceira temporada da série, a HBO resolveu aguçar a curiosidade dos fãs. Simples e misteriosa, a campanha consistiu "apenas" em imagens da sombra de um dragão impressa em lugares inusitados.
Em uma folha de jornal. Ok, não tão inusitado assim, mas ninguém esperava por isto.
E no próprio prédio da HBO. Why not??
Campanha Mercator
Esta mostra como podemos utilizar o jornal como parte da criação e não apenas como um veículo. Foi criada pela agencia belga Duval Guillaume Antwerp para a seguradora Mercator na época em que ocorreram horríveis tempestades pela Europa.
"Donate clothes. We make do with what we don't have."
Confira mais três campanhas bem criativas que usaram formatos inusitados para fisgar a atenção dos leitores:
Sadia
Claro
McDonalds
Pronto, pessoas, finalmente chegamos nas duas vencedoras do Grand Prix na categoria Press! Vamos a elas:
Começando
pela Wolksvagen, a campanha da versão original do Fusca, vendido nos Estados
Unidos entre 1949 e 1979, é considerada pelo The New York Times a melhor
campanha já criada para um produto de consumo, o que trouxe ao lançamento do New
Beetle um desafio ainda maior: “seria possível retroceder e avançar ao mesmo
tempo?”. A Arnold Communications aceitou
o desafio com um ressonante “sim”. E fez bonito.
"Is it possible to go backwards and forwards at the same time?"
A imagem e texto acima trazem o New Beetle como uma inovação inspirada em um sucesso clássico que já existe. “O motor está na frente, mas o coração está no mesmo lugar” é outro texto que reforça o New Beetle como um carro novo que não perdeu a essência do original, mesmo com o reposicionamento do motor que antes era na parte traseira do veículo.
A campanha também buscava transformar um carro pequeno e fofo em um símbolo de inconformismo e
liberdade. Por isso, faz referência aos anos 80 e o movimento hippie. “Less
flower. More power.”, por exemplo, refere-se ao movimento Flower Power.
Confira:
Outras duas:
"If you sold your soul in the 80s, here's your chance to buy it back"
"Hug it? Drive it? Hug it? Drive it?" - How cute.
Genial, não? Wolksvagen fazendo história em Cannes since forever.
Agora confira a campanha da Energizer, campeã na edição de 2008 do festival!
Valendo-se da strapline "Never let their toys die" e utilizando imagens de crianças aprontando "uma daquelas" porque as pilhas dos seus brinquedos favoritos arriaram, essas peças causaram uma certa sensação de divertimento e nostalgia nos leitores, remetendo-os a lembrar de sua infância ou a imaginar o que os pequenos podem fazer quando não têm um brinquedo para os entreter:
Not a good idea, buddy.
Rapá, tira tua irmã daê!!
Não...
Os baixinhos são perigosos. A+ para DDB África do Sul e Energizer!
Informações técnicas das duas campanhas, respectivamente
Anunciante:
Volkswagen
Produto: VW
Beetle
Agência:
Arnold Communications
País:
Estados Unidos
Ano: 1998
Prêmio:
Press Grand Prix
Anunciante: Energizer
Produto: Energizer (baterias de Litium)
Companhia: DDB África do Sul
País: Africa do Sul
Ano: 2008
Prêmio: Press Grand Prix
Equipe: Lissa Wan, Matheus Rodriguez, Matheus Felipe, Den Heyn, Raphael Moraes e Amauri Salvador.
Ei, você que está lendo. Jesus te ama. Ele morreu por você, para perdoar seus pecados. Uma vida sem relacionamento com Deus não é vida e nós só podemos chegar a Deus por meio de Jesus.
ResponderExcluirJesus, sendo Deus, se fez homem e levou nossos pecados sobre si, pagando a pena de morte pela nossa culpa Ele nos reconciliou com Deus, nos salvou da condenação do inferno, para que pudéssemos adorar a Deus e viver eternamente com Ele nos céus.
Se você ainda não aceitou Cristo como seu salvador não perca tempo. Arrependa-se de seus pecados e creia em Jesus, confesse-o como seu Salvador.
Aqueles que creem nEle são feitos filhos de Deus, morada do Espírito Santo e herdeiros da vida eterna.