quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Posted by PP UP NOITE |
Equipe: Alessandra Zipf, Bruna Paul, Gabriela Peres, Rodrigo Nogueira e Willian Ferreira.



A campanha feita para o anunciante Dicico utiliza da ferramenta de intertextualidade como alusão para a releitura da pintura de Mona Lisa. Conforme já visto, alusão é a citação de modo mais sutil, onde é possível perceber a referência, porém de maneira mais leve e indireta.
Leonardo Da Vinci, pintor, nasceu no ano de 1452 na Itália, e uma de suas obras mais famosa é a Mona Lisa. Ela apresenta uma mulher com padrões de beleza daquela época com semblante tímido e reservado, o que demonstra seu posicionamento conservador. Considerado um dos quadros mais importante da história da arte, é, sem dúvida, de fácil reconhecimento, contendo também um grande valor histórico. Pequena parte de obras primas são tão reproduzidas quanto a obra Mona Lisa, ou seja, ela está estampada em quase todos os lugares.
É evidente que no meio de relevantes obras, Mona Lisa é referência entre todos os estilos de artes plásticas. A obra de Da Vinci por conta das inovações utilizadas, já foi reconhecida pelos especialistas de arte enquanto ele ainda vivia.
O acontecimento que a fez mais conhecida foi o roubo de Mona Lisa, o caso foi estampado em milhares de mídias distribuídas pelo mundo. É também a obra que mais se destaca perante a população, pelo fato da obra ter sido amplamente divulgada após seu roubo, ela passa a se tornar conhecida por todos, se torna ainda o trabalho mais retratado e copiado do mundo, possibilitando desta maneira sua fácil percepção e adesão as mais diferentes culturas. Como Da Vinci era um pintor muito exigente, principalmente em relação a suas próprias obras, muitas de suas obras ficaram inacabadas. Ele demorou alguns anos para finalizar o retrato de Mona Lisa. Pelo fato da obra ser elaborada pelo pintor, considerando os mínimos detalhes tendo efeitos inovadores jamais praticados naquela época, faz um grande relacionamento com a linha de tintas da marca Dicico, que procura inovar com tecnologia e oferecer a tinta mais aprimorada para seus clientes, estudando-a de maneira muito aprofundada, do mesmo modo que Da Vinci fazia com suas obras.
Nem sempre a aplicação de uma obra de arte em uma campanha é leal a original, que é o caso da campanha analisada. O desenhos não seguem os traços exatos, porém é possível fazer uma ligação direta à obra Mona Lisa. O cliente Dicico está anunciando uma linha de tintas, o slogan apresentando na campanha, “A cor certa muda tudo”, complementa e explica exatamente o uso de os traços não serem fiéis, o intuito é passar o conceito de que se a cor estiver no lugar certo é possível ter harmonia na composição e passar a ideia principal, que neste caso é a obra Mona Lisa.
A campanha da marca Dicico, vale-se também da imagem retratada e amplamente conhecida da obra Mona Lisa. Através dos mosaicos de referência das cores das tintas, podemos deduzir de que se trata do retrato de Mona Lisa, ou seja, a relação que a campanha aborda é de que se você utilizar a marca dela e o produto, qualquer um vai poder identificá-la pela qualidade das cores, assim como qualquer um pode identificar a obra em questão.
Outro importantíssimo aspecto é o tom de voz adaptado em uma campanha, o propósito do anunciante é atingir o público com uma linguagem acessível, porém devemos recordar de que esta linguagem é o público-alvo que estabelece. Nesta circunstância o conhecimento do espectador é de suma importância, visando que a ágil associação vem de um público seleto.

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