Matheus R. Martins
Mayara Assad
Patricia Hoça
Raphael Moreira
Anomaly. Traduzindo para a Língua
Portuguesa, anomalia. De acordo com o
dicionário,
característica daquilo que é fora do comum, que desvia das normas, da média,
dos paradigmas. Não há nome melhor para uma agência de publicidade que não se define como uma agência de
publicidade.
“[...] para alguns dos nossos clientes, somos uma agência de publicidade, para alguns somos uma empresa de inovação, para outros, um estúdio de design e, para muitos, somos todas essas coisas. Somos, na realidade, uma coleção de disciplinas criativas colaborando para responder questões de negócio de forma criativa.”
Johnny Vulkan, sócio-fundador.
Como surgiram os nomes de algumas agências? Anomaly está ali, comece procurando no círculo vermelho!
Graças aos
sócios Carl Johnson, Jason DeLand e Johnny Vulkan – e a ideia de investir em
uma agência que fugisse do tradicional – a agência Anomaly foi fundada, em
2004, na cidade de Nova York. Acreditando que agilidade e o valor de ideias são
essenciais para a resolução de problemas e a criação de estratégias inovadoras,
a agência começou com um job de design, redesenhando uma embalagem, e hoje em
dia atende grandes empresas, como American Express, Budweiser, Converse,
Diageo, Dick's Sporting Goods, Google, MINI, Nike, e Procter & Gamble, com
trabalhos que dizem respeito a campanhas, estratégias de comunicação digital e
desenvolvimento e planejamento de marca e produto, gerando grandes cases e
recebendo diversos prêmios importantes do meio publicitário, como o The
American Marketing Association's Gold Effie, em mídia (por dois anos seguidos).
A campanha para a Diesel, "Be Stupid", rendeu o Grand Pix em Cannes, no ano de 2010, na categoria Outdoor.
Alguns cases de sucesso:
Cosmo Blackout
Campanha: Cosmo Blackout
Agência: Anomaly
Marca: Umbro
País: Estados Unidos
Técnica: Marketing Viral
Publicado: 25/07/2011
Nova York, ano 1977. Mesmo sendo
conhecida como a cidade que nunca dorme, em 13 de julho daquele ano, a Big
Apple se encontrou em completa escuridão. O que resultou em muito caos pelas
ruas da cidade.
Por coincidência, naquele mesmo
dia (ou melhor, naquela mesma noite), o zagueiro brasileiro Carlos Alberto
Torres conhecido como um dos maiores laterais-direito da história do futebol e
famoso campeão do tri chegou à cidade para assinar o contrato com o clube de
futebol New York Cosmos, sendo esse o começo de uma série de vitórias que iria
trazer o segundo título nacional para o time.
Esses dois momentos
importantíssimos para o povo nova-iorquino e, principalmente, para os
torcedores do lendário Cosmos levou a agencia Anomaly a montar um comercial
para lançar a mais nova coleção criada pela Umbro que tinham seus itens em tons
de preto, a Cosmo Blackout. O comercial lançado em julho de 2011 conta com uma
animação desenvolvida pelo estúdio Buck, onde o jogador Carlos Alberto Torres
descreve sua história de chegada ao país, a aventura para assinar o contrato
com o time e o impacto de encontrar uma cidade em caos e no escuro.
Ficha técnica:
Agência Anomaly
Buck Animation
Diretor de criação – Orion Tait
Diretor de arte – Thomas Schmid
Produção – Melissa Johnson
Produção – Jenniw Armon
Produção executiva – Michelle
Curran
Produção executiva – Anne Skopas
Musica – Amber Music
A Umbro
chegou a abrir uma loja no bairro Lower East Side em Nova York, que além de
vender seus produtos, procurava contar mais sobre a história do apagão. O
espaço ficou aberto das nove da noite às cinco da manhã, e atuou como local
para a festa de lançamento da campanha
Para conhecer um pouco mais, acesse: http://www.buck.tv/work/blackout/
Os
resultados foram uma homenagem singela porem significativa da Umbro ao craque
brasileiro Carlos Alberto Torres e ao blackout de 77 um dos momentos mais
significativos da cidade de Nova York.
Motorola
Tlabet Xoom
Campanha: Tablet Xoom
Agência: Anomaly
Marca: Motorola
País: Estados Unidos
Publicado: 01/2011
Seus pensamentos sendo vigiados,
seus movimentos coordenados, vivendo em um mundo de total apatia. Esse é o
cenário apresentado por George Orwell em seu livro “1984” e que foi escolhido
pela agência Anomaly, dos Estados Unidos, para lançar o novo tablet Motorola
Xoom. A ideia era mostrar o novo tablet para todos, livrando-os da escravidão
criada pela Apple.
Os papéis invertem, já que em
1984 a Apple dizia que as pessoas eram escravizadas pela IBM. O filme criado
pela agência foi passado no Super Bowl em janeiro de 2011, e devido a sua
sutileza e sensibilidade, renderam discussões, tornando-se um dos mais
comentados no Twitter.
Apple - 1984
Motorola Goodbye 1984
“2011 se parece muito com 1984. Uma autoridade. Um design. Uma forma de trabalhar. É hora de mais opções. É hora de explorar. É hora de viver uma vida livre”.
Motorola Empower the people
A alusão é bem clara: o
personagem do comercial (que aparentemente é o único normal em uma sociedade
maquinada) aparece lendo o livro 1984 em seu tablet, com pessoas ao seu redor,
todas vestidas de brando, com “fones” brancos, um ataque direto aos produtos
oferecidos pela Apple.
Anomaly deu e continua dando
certo no mercado pois possui uma forma diferente, fora do normal (como seu nome
sugere) de trabalhar com o cliente, sendo muito inovadora e mostrando que o
tradicional não está com nada.
Para saber mais sobre a agência,
visite uma (das muitas) redes das quais ela faz parte:
E-mails da Agência:
talent@anomaly.com;
uktalent@anomaly.com; damtalent@anomaly.com; catalent@anomaly.com; cntalent@anomaly.com.
Links e Fontes de Pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=vgOYgfR9F3o
http://www.youtube.com/watch?v=K8DQtskk7UQ#t=30
http://www.youtube.com/watch?v=kNmVc71r108
http://www.youtube.com/watch?v=KV7lpAD-EoQ
https://www.youtube.com/watch?v=E0HI4DAmVDo
http://www.meiosepublicidade.pt/2013/02/sao-estes-os-vencedores-do-super-bowl-com-videos
http://inovacaomarketing.com/2012/03/27/marketing-os-20-jovens-mais-influentes-nos-media-marketing-e-tecnologia
http://www.coxacreme.com.br/2008/12/04/seria-viavel-uma-anomaly-no-brasi
http://aleemercado.wordpress.com/tag/anomaly-london
http://www.iungo.com.br/blog/post/clipe-colaborativo-do-the-vaccines-com-fotos-do-instagram
http://www.buck.tv/work/blackout/
http://www.youtube.com/watch?v=2zfqw8nhUwA
http://www.youtube.com/watch?v=ndhuEUX1kIU&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=8BPFODsob1I&feature=player_embedded
http://www.anomaly.com/ (informações sobre a história, redes sociais)
http://unplanned.com.br/destaque/entrevista-com-johnny-vulkan-socio-fundador-da-anomaly/
http://criacaod3.blogspot.com.br/2010/05/agencia-anomaly.html
http://www.adweek.com/news/advertising-branding/adweekmedias-agency-year-2010-104061?page=5
http://www.youtube.com/watch?v=K8DQtskk7UQ#t=30
http://www.youtube.com/watch?v=kNmVc71r108
http://www.youtube.com/watch?v=KV7lpAD-EoQ
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http://www.meiosepublicidade.pt/2013/02/sao-estes-os-vencedores-do-super-bowl-com-videos
http://inovacaomarketing.com/2012/03/27/marketing-os-20-jovens-mais-influentes-nos-media-marketing-e-tecnologia
http://www.coxacreme.com.br/2008/12/04/seria-viavel-uma-anomaly-no-brasi
http://aleemercado.wordpress.com/tag/anomaly-london
http://www.iungo.com.br/blog/post/clipe-colaborativo-do-the-vaccines-com-fotos-do-instagram
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http://www.youtube.com/watch?v=ndhuEUX1kIU&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=8BPFODsob1I&feature=player_embedded
http://www.anomaly.com/ (informações sobre a história, redes sociais)
http://unplanned.com.br/destaque/entrevista-com-johnny-vulkan-socio-fundador-da-anomaly/
http://criacaod3.blogspot.com.br/2010/05/agencia-anomaly.html
http://www.adweek.com/news/advertising-branding/adweekmedias-agency-year-2010-104061?page=5
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