Projeto Re:Brief
Material
produzido originalmente por: Agência
Master - 1992
Ministério da Saúde “A cura pode estar
em suas mãos.”
Releitura de Campanha realizada por: Lumière Publicidade - 2013
Ministério
da Saúde “Um lado faz falta, principalmente se for parte de você!”,
“A cura
pode estar em suas mãos.”
Integrantes: Jefferson W. – Atendimento
Juciele C. –
Planejamento e Marketing
Guilherme M. –
Criação / Redação
Marcos P. –
Criação / Direção de Arte
Manoel T. -
Criação
O projeto
re:brief pediu mais do que aparenta, situar uma campanha vinte anos,
tecnologicamente falando, para nossa
realidade tecnológica, pediu quase que a criatividade de uma campanha nova.
Adotamos um segundo
slogan: “Um lado faz falta,
especialmente se for parte de você”, utilizando termos como “falta” e “parte”
para gerar desconforto, fortalecer o sentimento de perda, seguido pelo slogan
original “A cura pode estar em suas mãos”, demonstrando assim uma resposta para
o desconforto gerado pela primeira frase.
Visualmente
utilizamos de itens que devem ser aos pares, quando uma das metades está
faltando gera uma certa dificuldade de manuseio, não perdendo sua “identidade”,
mas trazendo um estranhamento, sempre acompanhados das frases escolhidas. Sendo utilizados o magenta,
preto e purpura como cores para as frases, cores especificamente voltadas ao
foco feminino, porém abandonando as cores mais leves no laço que simboliza a
campanha, para realmente intensificar e fortalecer a imagem. Quanto ao símbolo,
além da alteração da cor, criamos um novo símbolo, fundindo o “laço” rosa ao símbolo
do infinito “roxo”, e criamos um novo laço com as duas informações, porém criando
um símbolo de imagem mais exclusivo e muito mais ligado ao público feminino.
Como principal
ferramenta de conscientização criamos um produto a ser distribuído nos pontos
de “PDV”, ou melhor, pontos de conscientização e orientação, um sutien de uma
aba só, cor pink. Que seria distribuído dentro de uma caixa de mesma cor,
produzida como uma caixa de presente, porém com uma carta dentro com o recado: “Isto
não é um PRESENTE, isto é uma LEMBRANÇA!” – “Um lado faz falta, principalmente
de for de você!”.
Para inclusão
às redes sociais e as novas tecnologias, foi idealizado um aplicativo que
trabalharia agregado ao já existente "My Calendar", aplicativo utilizado através
da rede social Facebook, onde aquele agendaria
automaticamente várias marcações de eventos periódicos necessários e úteis a
mulher, assim como: as datas do autoexame de mama – proposta central do
aplicativo -, datas dos exames periódicos de ginecologia, datas de exames de “check-up”,
datas relativas ao “seu” ciclo menstrual – para que possa acompanhar sua
regularidade-, e opções para agenda de
outros compromissos não necessariamente periódicos. A opção por um software via
redes sociais não é por mero acaso ou modismo, mas propositalmente evitamos o
software dependente de uma “plataforma”, ou de um equipamento específico, para
assim não restringirmos nestes termos o acesso ao aplicativo. O que é global e comum
a todas as classes sociais é a possibilidade de possuir e acessar uma conta em redes
como o Facebook, sem custo para adesão. Então firmamos sobre o conceito buscar
eliminar os possíveis agentes restringentes de acesso.
Também foi
feito um site com ênfase em um fórum para tirada de dúvidas gerais e um meio de
propagação dele através de e-mail de marketing por meio de indicação de e-mails
daquelas que já participam do fórum.
0 comentários:
Postar um comentário