quinta-feira, 6 de junho de 2013

Posted by PP UP NOITE |


CANNES LIONS


Nasceu do desejo de exibidores de cinema de ampliar a receita com publicidade e na tentava de proteger o cinema, no início dos anos 1950, de um então novo meio de comunicação, a televisão;
      Teve início no ano de 1954 e foi sediada em Veneza;

O formato do prêmio veio da famosa escultura do leão alado na praça de São Marcos, em Veneza




CANNES LIONS



      No ano seguinte, o fesval transferiu-se para Monte Carlo;
Em 1956, chegou a Cannes e entre 1956 e 1983, a sede do evento se alternou entre Veneza e Cannes;

Desde 1984 o Fesval é realizado apenas na cidade de Cannes, devido a greves nos serviços públicos italianos, centro de eventos do Grand Palais;




CANNES LIONS


      Foi criado pela SAWA (Screen Adverorlds Agencies);
      No início exisa apenas uma categoria: filmes publicitários;

      Tornou-se o prêmio mais importante da publicidade mundial;

O Cannes Lions reúne mais de 8.000 parcipantes registrados por ano e 90 países que frequentam os sete dias do evento e parcipam das premiações.



CATEGORIAS

     Criavidade Efeva




     Cyber Lions




     Design Lions




     Markeng Direto




     Film Lions




     Mídia




     Outdoor Lions

Mídia Impressa

Promo & Acvaon   Lion

Radio Lions

     Titanium e Integrated Lions


     Film Lions Cra


     PR Lions


     Mobile Lions


     Innovaon  Lions


Conteúdo da Marca e Entretenimento


OS PRÊMIOS

     Grand Prix
     Leão de Ouro

     Leão de Prata

     Leão de Bronze


AVALIAÇÃO:


Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países.


BRASIL EM CANNES – ANOS 70


O presidente Jânio Quadros proibira a veiculação de mensagens comerciais na televisão brasileira na década de 60.
Só em 1970, surgiria a CP – Cinema e Publicidade, empresa de exibição e distribuição de filmes a ser filiada à SAWA e o panorama da publicidade brasileira mudou e novas agências surgiram.

Um dos resultados seria o ingresso brasileiro em Cannes no ano seguinte, com 22 filmes. Os resultados foram obdos no ano seguinte, quando o país foi premiado com o comercial “O Nobre”.

O primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme Homem com mais de quarenta anos, criado por Washington Olive Francesc, pela agência DPZ, para o Concelho Nacional de Propaganda.




BRASIL EM CANNES – ANOS 80

Brasil emplacou 18 leões de ouro, 17 de prata e 43 leões de bronze e outros importantes prêmios, uma das épocas que o Brasil mais arrecadou prêmios nos 11 fesvais passados.
A agência que emplacou mais prêmios por campanha foi a DPZ Propaganda, que, não só ganhou 8 dos 18 leões de ouro, mas também prêmios como o Leão de Prata, Bronze e Lâmpada de Ouro.

A DPZ Propaganda, fundada em 1968, em São Paulo, por Roberto Dualibi, Ronald Persiche , Francesc Pet e José Zaragoza, e ao

longo de 40 anos, foi responsável pela criação de vários personagens bastante lembrados na publicidade brasileira.



BRASIL EM CANNES – ANOS 80

Os anos 80 foram marcantes os anúncios "Morte do Orelhão", da Telesp e "o Garoto de Olhos Vendados", para o presunto Sadia.
Uma das propagandas mais marcantes, vencedora do Leão de Bronze e Lâmpada de Ouro, Feita também pela DPZ Propaganda, e também, um dos mais conhecidos no Brasil, foi a propagada da Bombril com o ator Carlos Moreno.


BRASIL EM CANNES – ANOS 90

No 39 º Fesval de Cannes foram ganhos 2 leões de ouro, um deles foi para a agência Young & Rubicam, líder no Brasil há 10 anos, a Folha de São Paulo, com a propaganda Collor before/Collor aer, da W/Brasil, que agora se fundiu com a McCann, criando uma nova agência, WMCann.
De 94 a 2000 foi ganho 1 leão de ouro para cada ano, sendo eles intulados como: Câmera, Famosos, Formigas, Árvores, Dois vistos e Semana.

      Em 1997 o Brasil não ganhou nenhum leão de ouro.








BRASIL EM CANNES – ANOS 2000

Em março de 2001, O jornal O Estado de S.Paulo foi selecionado entre os grupos de comunicação nacionais, para ser o representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes no Brasil, por configurar-se em uma marca que traz tradição e compromisso com a ECA enquanto empresa jornalística, além de enorme credibilidade junto aos leitores e ao mercado publicitário.







GRUPO

Alessandra Zipf
Carolina Bueno

Davi Martins

Gabriela Pares

Giovanna Cecatto

Rodrigo Nogueira


REFERENCIAS


www.grupoestado.com.br www.canneslions.com
www.almanaquedacomunicacao.com.br/festival-de-sawa-ou-cannes-lions-1971-a-2000 www.youtube.com/user/talentprop http://www.memoriadapropaganda.org.br/50AnosConteudo2.html http://dpz.com.br/trabalhos/

http://youtube.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/DPZ


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