quarta-feira, 26 de junho de 2013

Posted by PP UP NOITE |

Marcos Pamplona





- Nasceu no ano de 1969 e Formou-se em letras pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1984; era professor de cursinho; nunca pensou em ser publicitário.


- Sempre escreveu muito bem e por isso foi convidado, em 1989, a trabalhar em uma agencia de publicidade (Geminni) como revisor/redator. A princípio aceitou o convite pelo dinheiro. O primeiro trabalho foi uma série de textos de rádio para salsichas Batavo.

- Trabalhar com criação também aconteceu "sem querer". Teve contato com essa área em seus trabalhos como redator e acabou interessando-se. Já trabalhou como vice-presidente de criação na Eugênio Comunicação (em São Paulo entre os anos 2000 ate 2007), na Master como diretor de criação, na Umuarama. Atualmente é o diretor da Lemon School (fundada em 2006 por ele).

-Sobre a Lemon School, o publicitário contou que escolheu este nome para a escola relacionando-o ao sabor da fruta, que é ácido, azedo. O intuito de fundar uma escola de criação em Curitiba é de fortalecer o mercado publicitário local, preparando profissionais capacitados a trabalhar com grandes marcas e projetos, sem que os mesmo precisem buscar em outros estados, como São Paulo, por um serviço de qualidade.


- Marcos Pamplona ganhou 5 profissionais do ano da rede globo, Granpix no New York Festival, Leão de Bonze em Cannes, entre outros. sobre os prêmios e o reconhecimento do seu trabalho, Pamplona diz que gosta e fica feliz com isso, obvio, mas prefere criar algo que seja popular, que o público goste.

-  Os seus trabalhos favoritos, que lhe dão mais orgulho é a propaganda do Bráulio (feita para o ministério da saúde, em 1996, na Master) e a propaganda da "Mãozinha"  criado para um programa do canal GNT,  justamente por serem populares, e por ficarem famosos na época.



- Para os futuros publicitários, aconselha: muita tecnologia nem sempre ajuda, é importante por vezes, desconectar-se para criar algo novo. E o mercado precisa de coisa nova, inédita. Quem faz algo que gosta e faz diferente, provavelmente terá sucesso. (Marcos Pamplona costuma "desconectar" sua equipe quando é necessário, reunindo ideias e colocando-as no papel).

- Para o publicitário, o grande alimento da boa publicidade nada mais é do que a própria cultura popular. “Ela é uma antena que capta o que a arte, os costumes e a cultura produzem, para transformar suas expressões em mensagem publicitária. Ela precisa fazer isso para inserir marcas, produtos e serviços na experiência social e cultural das pessoas. E, posteriormente, quando bem feita, a publicidade passa a fazer parte desta própria experiência”, diz Pamplona. 





Batavo


Evolução da Marca

DADOS CORPORATIVOS
Cooperativa fundada por famílias de imigrantes holandeses, no século XX (1928) pois estes tinham conhecimento ancestral na arte da produção leiteira. Essas famílias vieram ao Brasil à procura de trabalho e engajaram-se no plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, que oferecia terras a colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar, em troca da exclusividade na venda do leite à companhia. O contrato de trabalho incluía uma casa de moradia, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo.
Fixaram-se em um pequeno povoado do estado do Paraná, hoje chamada de Carambeí, fundando a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná, que logo se muda para Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios, com o objetivo de produzir leite e derivados de forma artesanal para o mercado local.

Proprietário da marca: Brasil Foods S.A. (BRF)
UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE ALIMENTOS DO MUNDO.
A BRF foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio. Atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos processados de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados, com marcas consagradas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras.
Brasil Foods foi contratada a Batavo em 2009 para ajustar o reposicionamento e remodelar toda a estrutura da marca, investimento em torno de 3 bilhões de reais.
Presidente BRF atual: José Antonio Fay

Faturamento: estimado R$ 2.6 bilhões.
Lucro: Não divulgado.
Presença global: Presente somente no Brasil.
Funcionários: 2.000.
Segmento: Alimentos.
Principais produtos: Laticínios e Derivados.
Concorrentes diretos: Parmalat, Nestlé e Danone.
Ícones: A holandesa de seu logotipo.

Slogans
Pensado para sua natureza. (2012)
O tempo todo de bem com você. (2009)
De bem com você. (2007)
Naturalmente Batavo. (2005)
É Batavo. É de Casa.
Sirva com carinho.

Mundo Batavo
Em 2011 a marca criou a campanha Mundo Batavo que tinha como objetivo conscientizar sobre a importância de não desperdiçar. Esse mundo lúdico mostrava um lugar onde nada era desperdiçado, assim como as novas embalagens de leite UHT.

Comercial

Bastidores


Você sabia?
  • O nome Batavo inspirado no nome de uma tribo do início da era cristã que habitava o delta do Reno – região de origem da maioria das famílias holandesas radicadas em Carambeí.
  • A Batavo conta com uma rede composta por quase mil produtores diretos de leite em 40 municípios do país.
  • Todas as embalagens da Batavo são modernas, seguras e práticas, ou seja, o consumidor não terá dificuldades para abrir e saborear os maravilhosos sabores que a marca oferece.

Campanhas
Antiga



Recente




As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing).



EQUIPE
Flavia Baumel, Jeferson Rudnik, Nicolle Nogarolli, Patricia Hoça e Willian Kalsing - 1NA


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