quarta-feira, 26 de junho de 2013

Posted by PP UP NOITE |

GRANDES nomes da Publicidade Paranaense

Antonio Freitas


Cargo: Presidente da agência Master Roma Waiteman (Fundada em 1989)

Formação: Universidade Souther California LA
Início de carreira:
  • Rádio [Colombo, Independência];
  • Locução de cabine em televisão [TV Iguaçu];
  • Reportagem jornalística na área econômica, assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda;
  • Secretário de Estado de Imprensa, no governo Jayme Canet Jr., de 1975 a 1979.
Em 1980 Especializa-se em Marketing e Gerencia de comunicação na USC [uma das universidades ícones da vida acadêmica do Estados Unidos].

Premiações:
  • 10 Cannes seguidos;
  • 0uro e Prata no One Show;
  • Lapis de 0uro há anos seguidos;
  • 10 anos seguidos levando o profissionais do Ano;
  • Vários premios no Premio Colunistas (último em 2012).

Entrevista cedida por Antônio Freitas, presidente da agência Master Roma Waiteman, em 12
Jun 2013.

1 - Como foi o seu início no ramo publicitário? Onde, que cargo e quais os primeiros
clientes?
2 - Como foi à transição Exclam-Master? O que fez ou deu a ideia de dirigir e ter sua
própria agência?
Depois de voltar da Califórnia, onde fiz mestrado em comunicação, fui contratado como diretor
da Exclam Propaganda, então uma house do grupo Prosdócimo.
Em pouco tempo chegamos à conclusão que “house” era palavra feia, e os quatro diretores
propuseram aos acionistas comprar a agência.
Oito meses trabalhando só para pagar a conta e viramos sócios. Em 1989 eu e Ernani saímos
para abrir a Master, com cinco funcionários e pequenas contas locais. Mas, como parte da
cisão, ficamos com o escritório de Brasília, que eu havia recém-aberto na Exclam e fazia
alguns jobs para órgãos públicos federais (um deles – Ministério da Saúde – virou cliente).


3 - Segundo uma pesquisa que nós fizemos como Sr. Hiram Silva Souza, da Exclam, a
respeito do período em que trabalharam juntos, houve algum evento marcante ou memorável
para você?
Não sei qual o evento marcante comentado pelo Hiram, mas acho que houve vários bons
momentos da agência naquela época. A campanha das Diretas; a participacao na
campanha de Tancredo; a 1ª campanha de José Richa para o governo estadual; as primeiras
campanhas para o Ministerio da Saúde; o lançamento nacional do freezer Prosdócimo com um
esquimó na neve; as primeiras acoes de comunicacao da Volvo; etc.
 

4 - Qual foi à repercussão para a Master e como foi a visão de dentro dela, quando foi
veiculada a campanha contra o câncer de mama com a Casssia Kiss, no qual ela fez o primeiro
nu parcial da TV?
A Cassia Kiss foi um bom case de saúde pública, com repercussão que durou décadas,
inclusive internacionalmente. É um exemplo de inovação na propaganda, da mesma forma que
aconteceu mais tarde na Master com a campanha do Bráulio. Mostramos que para comunicar
uma idéia e mudar atitudes arraigadas nas pessoas nao basta divulgar, e' preciso envolver e
emocionar.


5 – A Master tem um setor de pesquisa e avaliação de Mídia. Houve algum evento no qual
foi percebida a necessidade de algo desse tipo, ou foi uma ideia que foi germinando com o
tempo?
Uma agência full service de qualidade precisa ter embasamento técnico para aquilo que cria,
produz e veicula. O que alias é uma exigência de qualquer cliente de qualidade. A Master
sempre teve, desde o início, uma postura profissional – e a pesquisa e planejamento fazem
parte dessa postura.
Não por acaso, a Master está hoje entre as 30 maiores agências do país, segundo o ranking do
Meio e Mensagem.


6 – Acredita que há uma tendência no ramo da publicidade hoje? Algum meio de veiculação
está “saindo da moda” ou está se tornando inútil no cenário social de hoje ? E quais as
principais diferenças da publicidade hoje com a década de 80, por exemplo?
Tendências (não certezas): o avanço dos meios digitais, com maior força agora para o mobile,
e a valorização do conteúdo sobre o meio. Quer dizer, o meio deixando de ser a mensagem – a
mensagem já cria e desenvolve meios de comunicação. Não há bem um meio “saindo da
moda”, pois a tecnologia não acaba com o meio, apenas o modifica, sacrifica, transforma.
Assim, e' possível dizer que o meio impresso é o mais “sacrificado” (ou em transformação)
atualmente.
Com relação aos anos 80, os princípios fundamentais, teóricos, continuam os mesmos.
O emissor da mensagem continua precisando atender aos anseios, necessidades, desejos
e personalidade do seu publico alvo. Mas a forma utilizada para sensibilizar esse
receptor é que mudou. Os meios multiplicaram-se e pulverizaram-se, gerando uma
complexidade que nao existia na época, quando o horário nobre da tv e os anuncios na
midia impressa resolviam grande parte dos nossos dilemas.


7– Dentre os vários prêmios ganhos, há algum com um lugar especial na estante? Qual a
historia dele?
Durante três décadas recebemos muitos prêmios que sempre encarei como fruto do trabalho
da equipe, da estrutura profissional que cultiva o surgimento de boas idéias. O One show, do
New York Festival, quando a Master foi a primeira agência brasileira a vencer lá, tem um lugar
de destaque. Outro foi o Profissionais do Ano Nacional, justo prêmio ao famoso Bráulio, do
Ministério da Saúde. Vencemos também o Colunista Nacional e vários outros; a lista seria
longa para relacionar.


8/9 – Houve algum cliente com o qual você tenha tido um relacionamento ou um interesse que
se destacasse sobre os demais? Qual a campanha mais marcante para o senhor e por quê?
Não dá para destacar um cliente só em todos esses anos, nenhuma campanha mais marcante.
Fizemos belas campanhas para a TIM enquanto atendíamos a conta; para o Banco do Brasil;
para a BR Distribuidora; para o seguro DPVAT, etc... Mas vale a pena mencionar que
conseguimos atender a 11 Ministros da Saúde durante os governos de cinco Presidentes da
República, durante os quais realizamos trabalhos memoráveis.



                                         


GRANDES clientes Paranaenses

Shopping Mueller


Onde anteriormente era um complexo fabril, em 1983  o Mueller Shopping Center é fundado. Comprado em 1981 e com obras que duraram dois anos, eles montaram o primeiro shopping Center de Curitiba, tendo escolhido o nome graças a tradição e a relação do prédio com os Irmãos Mueller, donos da antiga fabrica que agora se situa no CIC. Com assessoria da Dias & Dias e publicidade da SGB Propaganda e Promoções cuidando da publicidade eles começa com  173 lojas, 68.818m² divididos em seis pisos. Vagas para 1500 carros nos 3 estacionamentos. São 5.000 empregos diretos e indiretos.






                      

Dezembro de 1983: Exclam assume a conta do Mueller pouco antes do natal. Maio de 1984: Mueller anuncia saída da Exclam como sua agência. Abril de 1986: Gemini assume a conta do Shopping Mueller e anuncia em meia pagina dos jornais da época. Entre Julho de 1986 e Julho de 1987, a conta era da Salles Internacional. Julho de 1989: Roberto Juruá Serato Machiavelli (Ex-atendimento da Exclam!) é o novo gerente de propaganda do Mueller. Em Setembro de 1995 Mueller sai da, na época sua agencia, Master, a competição pela conta agora é entre a Heads (que ganharia a conta em Novembro e ficaria com ela até 2010) e a Z. Publicidade


   


                                                    





Premiações:

  • Anunciante do Ano em 1987
  • Fonograma do Ano em 1990
  • Anunciante e Fonograma (As mocinhas da cidade) do ano em 1996









O Mueller tem a preocupação em manter-se sempre atualizado, sofisticado e dinâmico. Localizado em uma região privilegiada, no coração da capital, o sucesso de sua história está atrelado aos investimentos realizados até hoje.

Sempre buscando acompanhar e lançar tendências, no Shopping é possível encontrar mais de 200 lojas de marcas com renome nacional e
internacional sem contar os eventos culturais e a preocupação ambiental do Mueller, tudo para buscar novos clientes e agradar o antigos.
Atualmente quem faz a acessória de impressa do Shopping é a Mcomm Comunicação Dirigida e a conta é da Opus e Multipla.


Pesquisas e entrevistas realizadas por:
Guilherme Melendi,
Juciele Castilho,
Jefferson Wiliam,
Marcos Pereira,
Manoel Tsutomu.

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