As propagandas de cigarro começaram a serem veiculadas em jornais e revistas na década de 50, a princípio o alvo das indústrias era somente o público masculino, mas as mulheres acabaram sendo atingidas, não so porque tinham vontade de fumar mas também por acharem que fumando estariam conquistando mais igualdade.
Anos depois, nos anos 60, as marcas de cigarro começaram a focar no cinema. Grandes estrelas como Marylin Monroe e James Dean apareciam frequentemente fumando nas telas, fazendo com que o ato de fumar fosse associado com glamour, sensualidade e elegância. Propagando assim o uso do cigarro no mundo inteiro.
Nos comerciais de tv não foi diferente, as grandes marcas começaram a investir em garotos propagandas que representassem força, sucesso e virilidade, como o cowboy usado constantemente nas propagandas da marca Marlboro. Um comercial que foi bem polêmico na época foi o da marca Vila Rica em que um jogador de futebol, figura bastante valorizada no Brasil, aparecia fumando.
Por pressão de ONGS, da Associação Anti Fumo e da própria sociedade, foi aprovada em 2000 o projeto de lei que proibia as propagandas em rádio, televisão, jornais e revistas.
André Baia, Eduardo El-Khoury, Gustavo Marrafao , Jair junior, Leonardo Dranka, Nadia Zillig.
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