quarta-feira, 1 de maio de 2013

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GEMINNI PUBLICIDADE (1978 – 1996)
Em 1978, Dulcídio Caldeira (ex-gerente da filial da Standard O Gilvy & Mather) funda a Geminni Publicidade, tendo como principal cliente a Cooperativa de laticínios Batavo, a Coamo e o Banco Bamerindus. A agência funcionava na Rua Souza Naves, esquina com a Ubaldino do Amaral (mas nos anos 90, mudou-se para a Rua João Gualberto).
A Geminni possuía uma estrutura completa de agência, com atendimento, planejamento, administração, criação, produção e mídia, com mais de 25 funcionários em seu início. Aos passar dos anos vai destacar-se no mercado principalmente pela condução do planejamento e execução de campanhas.
De 1986 a 1993, não havia um Jornal exato, utilizavam muito a Mídia Nacional nesse tempo, como a TV e o Rádio. Disputavam espaço no mercado devido aos recursos virtuais que estavam começando a surgir favorecendo assim a área publicitária e o aumento do trabalho. Tinham como principais concorrentes às agências: P.A.Z, Múltipla, Opus e Umuarama.
Em 1996, a Master (maior agência de publicidade do Paraná) adquire a Geminni que estava entre as cinco melhores agências de publicidade da época.

Fundador
Dulcídio Rocha Caldeira Júnior (1935 – 2010), filho de Dulcídio Rocha Caldeira e Lili Kaminski Caldeira. O Caldeira por muitos anos comandou com competência e talento a Geminni Publicidade, de Curitiba. Advogado por formação e publicitário por vocação, Caldeira trabalhou na Standard, Ogilvy & Mather.
Caldeira teve 3 filhos, Dulcídio, André e Cláudia, com a ex-esposa Gilda Gutierrez Caldeira, e Rodrigo, com a esposa Rachel. 1 de novembro de 2010 - A publicidade paranaense perde uma referência.

Maiores Campanhas
Primeiros produtos da Batavo: Batavinho e Iogurtes Naturais (Kissy). Desenvolveu diversos comerciais memoráveis com desenhos animados, baseados em histórias infantis, como Chapéuzinho Vermelho, os 3 Porquinhos, Branca de Neve, entre outras.


Fontes
Rachel Cherubini Caldeira
Tempo de Duração na Empresa: 1986 – 1995 (9 anos).
Função: Diretora Administrativa Financeira: Pesquisa de Mercado.
Ex-Esposa do Fundador da Geminni, Dulcídio Caldeira. 

João José Werzbitzki
Tempo de Duração na Empresa: 1983 – 1986 (3 anos).
Função: Diretor de Planejamento da Publicidade Paranaense.
Cliente da Geminni pelo Governo do Paraná (Secretaria do Planejamento e do Interior) antes de 1983.
Amigo do Fundador.
Tive a honra e o prazer de trabalhar e de aprender com ele, de 83 a 86, como o primeiro diretor de planejamento da publicidade paranaense, na época, depois de ter sido cliente do Caldeira por alguns anos, no Governo do Paraná. Foi ele que me concedeu uma das maiores oportunidades da minha vida profissional, ao me enviar para a Universidad de Latinoamerica, do Ogilvy Group, em São Paulo (num curso espetacular sobre planejamento e atendimento, com os mestres daquela agência que era a inspiração dele e é a minha até hoje). 

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JORNAL O ESTADO DO PARANÁ (19512011)
Fundado pelos sócios: Fernando Afonso Alves de Camargo e Aristides Merhy, com o intuito de dar sustentação política ao (senador) Bento Munhoz da Rocha. O jornal teve sua primeira edição impressa no dia 17 de julho de 1951 em sua redação localizada no centro da capital paranaense, mais precisamente, na Rua Barão do Rio Branco. Em 1961, o Ex-governador do Paraná e empresário na área de comunicações, Paulo Pimentel, comprou o Jornal O Estado do Paraná e a Tribuna no ano de 1961, criando o conglomerado de comunicações: Grupo Paulo Pimentel (GPP). Em 1974, muda de sede e seu endereço passa a ser Rua João Tschannerl no bairro Vista Alegre, Curitiba.
O jornal tinha formato Stardand (que é utilizado em tipografia para designar um formato de jornal, maior que os demais, possuindo em torno de 55 cm e é o maior formato de jornais), circulava em todo o Estado do Paraná de terças a domingos, com a tiragem em torno de 12.000 exemplares por dia e mais tarde com aproximadamente 30.000 exemplares. Suas principais seções eram sobre Economia e Política. Atendia a dois principais anunciantes: Tapetes Pedroso e Hermes Macedo.
No início do ano de 2011 o jornal deixou de circular, na forma de periódico impresso, veiculando suas notícias somente no portal de notícias, na internet. A última edição chegou as bancas no domingo, dia 6 de fevereiro de 2011, com a manchete ‘Espionagem no Legislativo’. O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) anunciou no dia 9 de dezembro de 2011 a compra dos empreendimentos que pertenciam ao ex-governador Paulo Pimentel; os portais Paraná-Online, O Estado do Paraná e o Jornal Tribuna do Paraná. A essência política que o jornal tinha, devido a Paulo Pimentel que era governador, também influenciou para o encerramento e venda do jornal. Outro fator relevante é o fato de Paulo Pimentel não ter um sucessor na própria família, alguém interessado em dar continuidade em seu trabalho.

Primeira Edição



Principais Matérias
Curitiba Branca de Neve: Magia, mistério, lembranças, alegria. O dia 17 de julho de 1975 ficou na memória dos curitibanos e visitantes. Curitiba branca de neve, essa foi a manchete do jornal no dia 18 de julho de 1975. As belas palavras também completavam as pagina: “Como que um toque de mágica, vindo do céu, o curitibano virou criança, descobrindo a alegria das coisas feitas de maneira espontânea, franca. Sorridentes homens, mulheres e crianças saíram às ruas atendendo ao inesperado chamado da neve que caía como uma chuva de felicidade. A cidade parou. Feliz.” Mussa José Assis. 
   
Curitiba joga merda na água que bebe: Nos anos 80s, a manchete de primeira página num domingo deste O Estado do Paraná saiu com todas as letras, e garrafais: Curitiba joga merda na água que bebe. Foi um rebu moralizante, mas por causa da palavra "merda" na capa do jornal.A notícia dizia que a água tratada e distribuída na cidade continha níveis alarmantes de coliformes, o que era verdade. A repercussão foi tão grande na época que Paulo Pimentel demitiu Mussa José de Assis, autor da manchete.



Curiosidades
-1° jornal paranaense ganhador do premio Esso de Jornalismo na categoria de fotografia, com o fotografo Edson Jansen.


Foto da invasão da Polícia Militar ao Centro Politécnico UFPR em 1968, em meio à ditadura.

- O jornal O Estado do Paraná popularizou-se principalmente em cidades do interior.
- Ao completar 59 anos, no dia 17 de julho de 2010, "O Estado do Paraná" possuía 17.928 edições ininterruptas.
- Atualmente, suas notícias são veiculadas no site "oestadodoparaná.com.br" através do portal de notícias Paraná-Online.
- Havia uma parceria entre o jornal O Estado do Paraná e a Tribuna, enquanto a tribuna publicava noticias policiais e de esporte, o estado do Paraná dedicava-se a economia e política.

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Introdução a Publicidade e Propaganda - 1 NA
Grupo 06 - Flávia Baumel, Jeferson Rudnik, Nicolle Nogarolli, Patricia Hoça, Willian Silva







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